sexta-feira, 28 de agosto de 2020

FNTSUAS participou nesta quinta-feira, do 2º Ato Virtual Público Pluripartidário em Defesa do Suas.

O Assistente Social Agnaldo Engel Knevitz, que é conselheiro do CFESS e integrante da Coordenação Nacional do FNTSUAS, representou o Fórum desta vez. No primeiro ato, que ocorreu em 20/08, o FNTSUAS foi representado pela Psicóloga Fernanda Magano, que é membra do FETSUASSP e da FENAPSI. 


Este ato foi chamado pelo Congemas e pela Frente Parlamentar em defesa do SUAS e contou com a participação de diversas entidades e movimentos sociais engajados nesta luta. 


Na manifestação, teve uma saudação ao conjunto de trabalhadoras e trabalhadores do SUAS que neste contexto de crise sanitária tem trabalhado incansavelmente para viabilizar os serviços de proteção social a toda população usuária desta importante política pública que é a Assistência Social. Também houve uma saudação especial à categoria de Psicólogas/os que no dia 27 de Agosto marca o dia da profissão! Parabenizando, especialmente aquelas/es que fizeram a opção de trabalhar no SUAS e que lutam ombro a ombro em defesa do SUAS e da Seguridade Social! 🤝


Destaque na fala que o FNTSUAS se soma nesta mobilização em torno do pl 4292/2020, o qual dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao reforço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o atendimento e acompanhamento à população em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.


Houve uma convocação à todas/os trabalhadoras/es do SUAS para forte incidência junto à parlamentares nos Estados, já que consideramos que esta mobilização de deputadas/os federais para  assinatura do requerimento de urgência e pela aprovação, em caráter de urgência deste PL, é fundamental pra recuperação do orçamento e para a sustentabilidade da Assistência Social, bem como a definição de recursos extraordinários para atender as demandas provenientes da crise provocada pelo novo coronavírus (Covid19).


Teceu críticas contundentes à equipe econômica neste governo, a qual opera com uma lógica de “máximo para o capital” e “mínimo (ou nada) para a classe trabalhadora”. Assim o Estado brasileiro vem progressivamente se desresponsabilizando pela proteção social. Destaque que não basta, elevar a Assistência Social, neste contexto de pandemia à um status de uma política essencial... Pois isso é o que nós sempre defendemos! O que é necessário é um compromisso com a efetivação desta política e a garantia de seu financiamento público. 


Destacou também que é neste contexto, que ficam explícitos os limites para o atendimento das demandas da população: idosos, pessoas em situação de rua, aumento de trabalho informal e desemprego, comunidades e povos tradicionais, famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, dentre outros/as, que não encontram meio para sua sobrevivência... Esses limites, que também se expressam na precariedade dos equipamentos, na insuficiência/ausência das equipes de trabalho, na falta de benefícios eventuais, no desrespeito ao controle social, na transferência de responsabilidade estatal, no crescente de ações assistencialistas e caritativas, etc.


Em guisa de conclusão, chamando atenção que “ Sem financiamento não há política pública .” E trouxe à tona algumas bandeiras de luta: Defendemos relações e condições de trabalho adequadas... Defendemos a Política de Assistência Social organizada à partir do SUAS... Defendemos a Seguridade Social prevista na Constituição...  E ousamos levantar a bandeira da perspectiva de seguridade social ampliada em que a educação, a segurança de trabalho e de renda em especial se tornam igualmente essenciais. 


Deixa o convite à Unidade na Luta em defesa do SUAS, dialogando com todos segmentos da sociedade... Por Nenhum direito à menos! Defender a aprovação do pl 4292/2020 é também defender a vida!


#SUASResiste #SUASporDireitos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário