segunda-feira, 17 de maio de 2021

FNTSUAS se manifesta em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

 🦋 Neste 18 de Maio o FNTSUAS se manifesta em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Saúde não se vende! "Loucura" não se Prende!


Por ocasião desta data, destacamos a importância das ações de enfrentamento à Covid-19, no âmbito da produção de cuidado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Defendemos o cuidado em liberdade, a Política de Redução de Danos, sempre pautado pelos Princípios da Reforma Psiquiátrica, defendendo a efetiva implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 


Ainda que tenhamos nitidez que o cuidado e a produção de saúde mental seja intersetorial e multidisciplinar, queremos nesta ocasião repudiar medidas do atual Ministério da Cidadania com a destinação de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social para conveniamento de Comunidades Terapêuticas e reafirmar nossa defesa da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, que organiza as ofertas socioassistenciais em todo território nacional.


👉Entenda a data: O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é fixado em 18 de maio, em homenagem a luta de trabalhadores/as da saúde e de defensores/as de direitos humanos por um tratamento em liberdade, mais humano e respeitoso aos usuários dos serviços de saúde mental.


Sigamos na luta contra todas as formas de manicômio e pela ampliação de serviços de saúde públicos, de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar. 


#SUASResiste #SUASporDireitos



Nenhum comentário:

Postar um comentário