FNTSUAS traz mensagem de final de ano!
2021 vai chegando ao fim. Mais um ano em que estivemos distantes fisicamente...
em que os abraços e (re)encontros ficaram saudosos... em que o distanciamento social
ainda é uma forma necessária de cuidado individual e coletivo. Mas este
distanciamento não é sinônimo da falta de unidade e da luta coletiva.
Numa breve retrospectiva, veremos que estivemos juntes em 2021. Nas inúmeras reuniões de Coordenação Nacional e Executiva, na produção e participação de lives, em atos virtuais e nas inúmeras incidências em defesa da Política de Assistência Social e do SUAS.
Lutamos pela vacinação a todes no SUS como forma de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Lutamos em apoio à realização da Conferência Nacional de Assistência Social. Lutamos por uma política de segurança e de saúde para os/as trabalhadores/as do SUAS. Nos somamos à lutas mais amplas, como a Luta Antimanicomial, no Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e corpos que engravidam. Assinamos o Manifesto em defesa da Vida e da Democracia.
Denunciamos os diferentes ataques ao BPC. Reafirmamos nossa luta em defesa das mulheres, de LGBT’s, de indígenas e comunidades tradicionais e que trabalhadoras e trabalhadores do SUAS estão na luta antirracista. Celebramos os 28 anos da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Damos visibilidade e consequência às Bandeiras contidas em nosso Plano de Lutas.
Realizamos nossa IX Plenária Nacional no último dia 27 de Novembro de 2021, erguemos a nossa voz no Manifesto sobre a extinção do Programa Bolsa Família - PBF e no Manifesto sobre a essencialidade do/a Trabalhador/a do SUAS no contexto da pandemia, aprovados na IX Plenária Nacional do FNTSUAS, além da Moção de Solidariedade à Comunidade Dubai em João Pessoa e de repúdio à ação truculenta de reintegração de posse.
Participamos ativamente da 12ª Conferência Nacional de Assistência Social, apresentamos moções e denunciamos através da subscrição de uma Carta Aberta e de uma Nota de Repúdio o descompromisso do atual governo com a Política de Assistência Social, com o SUAS e com um sistema de Seguridade Social para a Proteção Social efetiva da camada da população que mais sofre com o aumento da pobreza extrema e da retirada de direitos que temos presenciado.
Sabemos que a luta não para. Sabemos que muitos
desafios ainda temos a enfrentar. Desejamos um 2022 com esperança renovada para
as lutas que virão! Vamos juntes!
#SUASResiste #SUASporDireitos #Retrospectiva #Vem2022 #Lutasqueseguem
#Vamosjuntes
Nenhum comentário:
Postar um comentário