segunda-feira, 6 de maio de 2024

Nota de Solidariedade aos/às Refugiados/as Climáticos/as e aos/às Trabalhadores/as do SUAS no RS

O Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social – FNTSUAS manifesta apoio e solidariedade à população do Rio Grande do Sul, devido à tragédia ocasionada pelas fortes chuvas que têm atingido o estado nos últimos dias.

Segundo a Defesa Civil, mais de 70% dos municípios foram atingidos, com pessoas desabrigadas, desaparecidas e com muitos registros de mortes. O Estado está em situação de calamidade pública, com estradas bloqueadas e trechos interditados por deslizamentos e enchentes, sem transporte rodoviário e com aeroportos inoperantes ou com dificuldade de acesso, ocasionando cancelamento de vôos, num cenário devastador.

Compreendemos que o momento requer toda a capacidade de ação, articulação e mobilização coletiva por parte do poder público, setores privados e da sociedade civil, junto às famílias e pessoas atingidas.

Para o enfrentamento a essa situação, é necessário o estabelecimento de medidas e ações estratégicas que garantam atenção intersetorial efetiva no âmbito das políticas públicas e de proteção social.

Eventos que envolvem tragédias climáticas como essa são o resultado da ação desordenada do homem no ambiente e da devastação ambiental e exploração que o capital imprime à sociedade. Ao mesmo tempo, refletem a fragilidade de investimentos e ausência de planejamento estratégico e preventivo em políticas públicas nos últimos anos.

Sendo assim, faz-se necessário o entendimento de que tragédias podem ser evitadas ou pelo menos amenizadas quando se leva em conta o devido planejamento e monitoramento, a partir da ação conjunta e intersetorial com investimento prioritário nas políticas de seguridade social ampliada.

Como trabalhadores/as do SUAS somamos esforços coletivos em solidariedade e pedimos celeridade das autoridades nas ações de enfrentamento da atual tragédia e na elaboração de políticas, com estratégias que visem barrar o avanço de desastres e seus efeitos.

O SUAS tem sido reconhecido como política pública essencial e seus/suas trabalhadores/as convocados/as a atuar em situações de desastre ambiental e calamidades. São requisitados/as para atuação na linha de frente, no atendimento e acolhimento às demandas das famílias atingidas, sem a necessária capacitação ou orientação, muitas das vezes, em precárias condições para esse exercício profissional. Muitas vezes, tendo que atuar nessas situações com ausência de fluxos e protocolos, muitas vezes expostos e sem garantias de saúde e segurança no trabalho.

Nesse âmbito compartilhamos a divulgação do Governo do Estado que divulgou orientações para gestores/as no que compete em situação de desastres: https://l1nk.dev/LMz4H com medidas necessárias a serem adotadas, como: mapeamento, diagnóstico, identificação de estrutura necessária e grupos de crise de estratégia e comunicação junto à população. Além de destacarmos que o Governo Federal previu a disponibilização de recursos aos municípios por parte de diversos ministérios.

Assim, manifestamos nossa absoluta solidariedade à população do Rio Grande do Sul, para reafirmar defesa de ações estratégicas de modo a mitigar os impactos desses desastres à população.

Em apoio dizemos que, NOSSA UNIÃO SE TRANSFORME EM LUTA PARA QUE SITUAÇÕES DESSA MAGNITUDE NÃO VOLTEM A ACONTECER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário