segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Nota de Repúdio à extinção da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro– SEASDH/RJ

O Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS - FNTSUAS, juntamente com o Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS do Rio de Janeiro – FETSUAS/RJ, vêem manifestar seu repúdio a proposta de extinção da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro – SEASDH.
A Assistência Social constituiu um Sistema Único de Assistência Social para lidar com a complexidade inerente ao desafio de constituir um sistema de proteção social que visa em seu horizonte a construção de uma sociedade mais justa, dentro do conjunto integrado da Seguridade Social.
O SUAS tem entre suas diretrizes estruturantes a descentralização político-administrativa da gestão do Sistema Único de Assistência Social e  o financiamento partilhado entre os entes federativos. Para isto, é necessária a constituição em cada ente de um órgão gestor para esta política pública, que materialize as responsabilidades inerentes a cada nível de gestão.
Torna-se ainda necessário o controle social participativo desta política pública, além de pactuações entre gestores dos diferentes níveis de gestão, efetivadas nas Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite – CIB e CIT.
 A incorporação da política de Assistência Social por uma secretaria já responsável por outra política pública igualmente complexa como é a política de Saúde, que vem desde o princípio sofrendo duros ataques e desmontes, fragiliza a ambas, ainda mais dentro do contexto de grave crise financeira construída pela irresponsabilidade com que se geriu o estado do Rio de Janeiro. No mesmo momento em que surge tal proposta, o governo do estado mantém sua política de isenções fiscais para grandes empresas. Os custos destas práticas que beneficiam grandes empresários, claramente estão sendo repassados a classe trabalhadora.
A proposta de extinçao da SEASDH/RJ opera um desmonte do Sistema Único de Assistência Social: coloca-se em risco a continuidade de programas sociais estaduais importantes, que já sofrem com a falta de recursos; a transparência com relação ao orçamento da Assistência Social, visto que a proposta orçamentária estaria ao encargo de uma secretaria conjunta responsável por SUS e SUAS; o risco de perda da especificidade da política de Assistência Social, que ainda encontra-se em processo de construção na realidade cotidiana; conflitos e confusões com relação ao controle social desta política, visto que uma mesma secretaria estaria sob o controle social tanto do Conselho Estadual de Saúde quanto do Conselho Estadual de Assistência Social.
Traz também imensa insegurança aos trabalhadores do SUAS, que sem serem estatutários, visto o governo ser refratário ao concurso público para o seu quadro funcional, correm risco de demissões, agravando a descontinuidade na política de Assistência Social no estado, perdendo-se profissionais qualificados e a memória da Assitência Social neste nível de gestão.
Assim, o FNTSUAS e o FETSUAS/RJ repudia a proposta aventada  e colocam-se ao lado daqueles que se dispõem a resistir à descontrução de direitos arduamente conquistados por nossa sociedade.

Fórum Nacional de de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS – FNTSUAS
Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS do Rio de Janeiro – FETSUAS/RJ

Um comentário: