domingo, 15 de novembro de 2015

Nota de apoio aos/as trabalhadores/as do SUAS de Mariana e região

O  Fórum  Nacional  de  Trabalhadores/as  do  Sistema  Único  de  Assistência Social  (FNTSUAS)  reunido nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2015 em Brasília-DF vem publicamente se  manifestar sobre o desastre ocorrido no dia 05 de novembro do corrente ano com o rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração, administradas pelo empresa Samarco, que atingiram  Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, subdistritos do município de Mariana-MG, situação que vem produzindo impacto social e graves danos ambientais ao longo do percurso do leito do Rio Doce.
Essa calamidade exige ações urgentes, ações dimensionadas e conjuntas com diversas políticas,  órgãos e setores no intuito de afiançar a proteção de famílias e/ou indivíduos atingidos. As investigações de responsabilidades (hipótese de negligência empresarial-administrativa da mineradora ) e a consequente  reparação material nos locais atingidos pelo rompimento da barragem,  não devem servir como justificativas para a demora na proteção  à estas comunidades.
O SUAS deve garantir às famílias e/ou indivíduos as aquisições necessárias para a proteção socioassistencial e assegurar  aos/as trabalhadores/as às condições condignas de trabalho em tal circunstância. Entendemos que o apoio e solidariedade partilhados entre as esferas federativas, deverá prosseguir na direção da primazia do Estado na execução da prestação dos serviços, possibilitando atenção de qualidade as vítimas do desastre e de trabalho adequado.
É preciso garantir um quantitativo de trabalhadores/as em apoio às ações estratégicas, de modo que os municípios e o Estado de Minas Gerais possam  romper com as práticas isoladas, fragmentadas e descontextualizadas, para que não ocorra a sobrecarga de trabalho das equipes de referência que estão lotadas no município de Mariana e demais equipes de apoio que vem trabalhando em escala de plantão de modo permanente.
O FNTSUAS repudia os interesses do capital, que no caso em tela sobrepôs a extração de recursos naturais à segurança de convívio das populações que residem nas proximidades de tais empreendimentos e espera que os fatos sejam elucidados, responsabilizando todos os envolvidos nessa tragédia.
Reitera a importância da garantia e defesa intransigente dos direitos socioassistenciais às populações atingidas, bem como a necessidade de que os/as trabalhadores/as do SUAS tenham seus direitos garantidos.
Nosso trabalho com direitos é direito social para você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário