II Seminário do FNTSUAS

O  II SEMINÀRIO NACIONAL DO FNTSUAS   ocorrerá na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e terá participação online quanto presencial.  Tendo em vista a pequena capacidade de auditóro, todos estão convidados a participar do debate pela Internet. Inclusive poderão fazer perguntas e ecomentários. As vagas presenciais são limitadas aos representantes  dos Fóruns Estaduais (FETSUAS), representantes das entidades nacionais e palestrantes.


Para assistir ao Seminário pela internet, o link é http://www2.pol.org.br/aovivo/seminario-fntsuas/


Quem quiser  receber o certificado  de participação online terá que se  inscrever pelo site.   







Nos dias 20 e 21 de setembro, no II Seminário do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), evento que será transmitido online pelo site do CFP – www.cfp.org.br. O principal objetivo do seminário é contribuir com o fortalecimento da gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a partir da problematização da realidade social e da natureza da intervenção das diferentes profissões definidas na Resolução CNAS n. 17/2011, juntamente com os/as trabalhadores/as de nível médio e fundamental.
No Seminário, que tem como tema “O Trabalho Multiprofissional no SUAS”, haverá o Lançamento da Campanha Nacional contra a Precarização do Trabalho no SUAS, por meio de concurso público, e o lançamento do novo logotipo do Fórum. 
Também serão discutidos no evento temas ligados à assistência social nas mesas de debate que compõem o evento, como a construção de estratégias políticas para sua efetivação; o reconhecimento da particularidade das diferentes profissões; as diferentes experiências de articulação do trabalho profissional no âmbito da proteção social; e a interdisciplinariedade no trabalho multiprofissional no SUAS.
A apresentação de experiências será feita por meio de comunicação oral no Seminário, com a posterior publicação  no Blog do FNTSUAS (http://fntsuas.blogspot.com.br/) . 
A mesa “A contribuição das áreas profissionais para o trabalho no SUAS”, contará com um(a) profissional de cada categoria presente no SUAS, que apresentará sua área, e trará reflexões sobre sua contribuição no SUAS. 
Inscrições 
As inscrições para o seminário podem ser feitas a partir de 19 de setembro, pelo link http://www2.pol.org.br/aovivo/seminario-fntsuas. Os certificados serão disponibilizados aos participantes credenciados, após a realização do evento, no mesmo link.




Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO
Dia 20 de setembro – Sexta-feira
08h00- Credenciamento
09h00- Mesa de abertura
09h30- Lançamento da Campanha Nacional por Concurso Público e contra a Precarização do Trabalho no SUAS e Lançamento do Novo Logotipo do FNTSUAS
10h00– Mesa: A construção da identidade das/os trabalhadoras/es do SUAS na atual Política Social brasileira e a defesa de direitos sociais
11h15– Debate
12h30– Almoço
14h00– Mesa: Financiamento do trabalho no SUAS: (des)precarização e gestão
17h00- Encerramento
Dia 21 de setembro – Sábado
09h30- Mesa: A contribuição das áreas profissionais para o trabalho no SUAS
Representação das categorias profissionais definidas na Resolução CNAS nº 17/2011 e representante de usuários
11h00 – Debate
14h00 – Relato de experiências profissionais interdisciplinares selecionadas na Chamada Pública do FNTSUAS
17h00 – Encerramento


 II Seminário Nacional do FNTSUAS 

 O trabalho multiprofissional no SUAS

Dias 20 e 21 de setembro de 2013  na sede do Conselho Federal de Psicologia em Brasília. 

Objetivos

  • Contribuir com o fortalecimento da gestão do trabalho no SUAS a partir da problematização da realidade social e da natureza da intervenção das diferentes profissões definidas na  NOB  RH SUAS.
  • Contextualizar historicamente a luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as do SUAS e construir estratégias políticas para sua efetivação.
  • Conhecer a particularidade das diferentes profissões definidas na Resolução CNAS n. 17/2011, no trabalho do SUAS e a sua contribuição como área do conhecimento.
  •  Conhecer experiências de articulação do trabalho profissional no âmbito da proteção social básica, proteção social especial de média complexidade, proteção social especial de alta complexidade.
  • Apreender a dimensão da interdisciplinaridade no trabalho multiprofissional no SUAS.
  • Aprofundar a articulação entre o trabalho e a formação profissional do conjunto de categorias profissionais no SUAS.
  •  Problematizar o  financiamento necessário  para garantia das condições e qualificação do trabalho no SUAS.


  
O Seminário será transmitido on line. Em breve postaremos a programação e as orientações para assistir pela internet. 

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, o comentário foi excluído por engano.Perguntava sobre as apresentações de trabalhos selecionadas. Assim que tivermos as confirmações, publicaremos aqui no Blog.

      Excluir
  2. qualquer pessoa pode participar do seminário na transmissão on line?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sobre as inscrições para o seminário podem ser feitas a partir de 19 de setembro, pelo link http://www2.pol.org.br/aovivo/seminario-fntsuas. Os certificados serão disponibilizados aos participantes credenciados, após a realização do evento, no mesmo link.

      Excluir
  3. olá! O certificado, será enviado p o email ou automaticamente pelo link?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Gostaria de saber porque não consigo me cadastrar. Digito os números do CPF e do telefone e aparece a indicação de quantos dígitos devem conter cada espaço, porém preencho corretamente mas não aceita. Gostaria de que fosse solucionado o problema pois gostaria de receber além da transmissão o certificado. Obrigada e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Gostaria de saber porque não consigo me cadastrar, desde ontem tento efetivar minha inscrição mas não consegui fazê-la, até mesmo na data de hoje, desejo receber o certificado. por conseguinte, venho parabenizar a todos os organizadores deste evento que está sendo ótimo e construtivo. As exposições no turno da manhã foram maravilhosas, principalmente quanto as apresentadas na mesa que debateu a identidade dos profissionais do SUAS, a fala da Profª Jucimeri Silveira foi magnifica. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  6. As filmagens serão disponibilizados on line para assistirmos? M. J. Brant (andei procurando por links on line mas não encontrei..)

    ResponderExcluir
  7. Os certificados já estão disponíveis?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, com toda a certeza o evento foi muito produtivo e incentivador para toda a classe dos trabalhadores no SUAS, porém tenho uma crítica a realizar. Como não pude assistir online todo o evento, até agora não tomei conhecimento de quais foram os trabalhos aprovados para apresentação. Todas as vezes, que questionado a respeito, não foi obtido sucesso, não apenas por mim, mas por demais colegas, sendo que quando tínhamos alguma forma de resposta, era dizendo que assim que houvessem novas informações, seria postado, porém não há nenhuma postagem com relação a isso. Como uma crítica construtiva, acho importante nos próximos eventos, que exista maior clareza e até mesmo, respeito com os participantes. Grato.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, só gostaria de uma posição sobre a obtenção do certificado, o mesmo estará disponível onde e quando?

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber, o motivo da exclusão de alguns comentários sobre a falta de organização do forum em relação aos trabalhos que foram submetidos e nao receberam parecer sobre aprovação e reprovação dos mesmos. Infelizmente a organização do evento mostrou-se pouco eficiente e alheia aos questionamentos dos trabalhadores que estao na linha de frente do SUAS. O forum não seria dos trabalhadores? O que levou a organização a abrir espaço para envio de trabalhos se os mesmos nao foram avaliados? O que significa tal descaso? E por gentileza nao excluam comentarios que vao contra ao que a organização do evento pensa. Aqui seria um espaço de diálogo crítico sobre a situação ou não? Penso, a que serve tal instrumento.

    ResponderExcluir
  11. E os certificados? Quando serão disponibilizados e onde estarão?

    ResponderExcluir
  12. Estou com problemas para imprimir meu certificado.
    Ao ir colocando o numero de meu CPF, os pontos e digito aparecem na tela logo implica no erro. O que devo fazer? Estou precisando deste certificado. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Por favor alguém pode resolver meu problema: não estou conseguindo imprimir o certificado. No local destinado para inserir o numero do CPF sempre aparecem pontos e traços o que invalida a ação para impressão e também quanto para recuperar senha. Por favor, me ajudem, preciso do certificado. Abraços.

    ResponderExcluir